Lançamento brasileiro no IV Congresso Sobramid/2017
Sempre em busca das melhores maneiras de tratar as dores dos seus pacientes, recentemente Dr. Charles Oliveira visitou Dr. Sunil Panchal, presidente e executivo-chefe do Instituto Nacional de Dor nos EUA, para acompanhar a implantação de um novo neuromodulador sem fio chamado de Stimwave e aproveitou para registrar o bate-papo deles sobre a nova tecnologia e os benefícios do Stimwave para o paciente e para o médico.
A novidade é que dispensa fios, cabos e baterias implantadas. A fonte de energia é externa, recarregável e à prova d’água e é usado em um cinto. A estimulação intercepta os sinais de dor que saem do cordão medular para o cérebro, e “engana” o cérebro com um sinal elétrico – a sensação é de um formigamento.
Esta terapia, a neuromodulação, é indicada para alívio da dor crônica que não responde mais às modalidades terapêuticas convencionais, por exemplo, a dor lombar crônica, dor na perna, dor após cirurgia, dores neuropáticas ou dor oncológica.
A maior queixa do paciente com dor crônica é a perda de qualidade de vida que as dores causam. Com o controle da dor, é possível a gradativa restauração da qualidade de vida do paciente, pois o paciente consegue ir retomando suas atividades e funcionamento no dia-a-dia.
Confira o bate-papo no vídeo legendado:
Como é o Stimwave?
Este novo sistema neuromodulador sem fio é composto de um micro-estimulador implantável no espaço epidural dorsal e uma fonte de energia externa portátil (um par de baterias recarregáveis). Tem capacidade para emitir três tipos de pulsações, o que permite o uso do mesmo dispositivo em modalidades terapêuticas diferentes, dependendo da condição sendo tratada. O período de “test-drive” é de 3 a 7 dias; terminado esse tempo e constatado o alívio de dor, o médico de dor agenda a implantação definitiva.
O dispositivo para estimulação dos nervos espinhais e gânglios da raiz dorsal já foi autorizado pelo Anvisa (Stimwave Freedom) e a autorização de um segundo (Stim-Q-PNS) para tratamento dos nervos periféricos já está em andamento. Esta implantação é percutânea e injetável.
Lançamento no Brasil durante IV Congresso Sobramid
O lançamento nacional do produto está sendo aguardado com antecipação pelos intervencionistas de dor no Brasil. A tecnologia será apresentado em um procedimento ao vivo para participantes no sábado, dia 08/07/2017, em Campinas – São Paulo, durante o IV Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid).
Mas, um dia antes do início do congresso (06/07), no Singular Centro de Controle da Dor, um grupo de participantes previamente inscritos terão a oportunidade de ver o procedimento de colocação do dispositivo e seu resultado.
Principais vantagens do Stimwave
- Para o paciente
– Menos invasiva a colocação do dispositivo devido ao seu menor volume – 5% do tamanho dos neuroestimuladores tradicionais;
– Baterias externas recarregáveis, usadas num cinto próxima à antena;
– Não-interferência no funcionamento do sistema em exames de ressonância magnética (1.5T e 3.0T corpo total);
– Implantes múltiplos possíveis com estimulação por dispositivo único.
- Para o médico de dor
– Menor volume e implantação minimamente invasiva deixa paciente mais receptivo a esta modalidade de tratamento;
– Facilidade da técnica cirúrgica na implantação do eletrodo – sua ancoragem é percutânea e injetável;
– Flexibilidade de uso com múltiplas modalidades: pode-se fazer a estimulação tônica, em alta-frequência e em salvas (burst), aumentando a eficiência na prática clínica.
Nota: Antes da nossa postagem, no dia 03/07/2017, Dr. Charles realizou no Singular a primeira implantação no Brasil. Paciente feliz, doutor feliz.
Veja um comparativo entre o tradicional e a versão wireless:
https://youtu.be/vrYiCmC3az8
Depoimento de paciente:
Paciente do Dr. Ira Fox em Coral Springs, Florida. Dr. Ira já esteve aqui no Singular Centro de Controle da Dor como professor convidado do Singular Cursos. Confira o vídeo no link: http://bit.ly/2stwsxJ
Quer saber mais sobre os neuroestimuladores? Como é o teste? O definitivo? Leia nosso post sobre Estimulador Medular.