Há duas semanas, a Santa Casa de Alfenas contou com a visita do Dr. Charles Oliveira, presidente da SOBRAMID, Fellow em Medicina Intervencionista da Dor (FIPP-WIP) e Certificado em Ultrassonografia em Dor (CIPS-WAPMU). Foi convidado pelo Dr. Carlos Marcelo de Barros, diretor clínico da Santa Casa de Alfenas para ministrar um tutorial para seus anestesiologistas residentes em Ultrassonografia aplicado à Anestesiologia.
Dr. Charles aproveitou para conhecer as obras do Centro Oncológico e do Centro de Controle da Dor dessa instituição hospitalar onde serão aplicadas as técnicas intervencionistas em dor nos cuidados paliativos dispensados aos pacientes com dor crônica e com câncer.
Ultrassom Método Seguro Chegou para Ficar
A ultrassonografia na medicina da dor está sendo adotado como mais frequência como ferramenta auxiliar nos procedimentos intervencionistas (o padrão-ouro ainda é a fluoroscopia e intensificador de imagens) e está cada dia mais imprescindível no consultório dos médicos de dor e ortopedistas, pois permite uma visão em tempo real dos músculos, nervos e outros tecidos moles.
Tanto tem crescido esta área que o World Institute of Pain junto com a World Academy of Pain Medicine Ultrasonography (WAPMU), já oferecem cursos e certificação como ultrassonografista em dor em exames realizados nos EUA (em inglês e espanhol) e o Singular acaba de realizar no final de novembro a segunda edição do Hands-on Workshop em Ultrassonografia na Dor.
Procedimentos Intervencionistas Guiados por Ultrassom
Ultrassom nos Tratamentos de Dor
Diz Dr. Charles da sua visita a Alfenas, “Fui representar Sobramid e Singular em Alfenas à convite do Dr Carlos. Sou veterano na área e fiquei impressionado com o projeto em dor que a Santa Casa oferece (e ampliará) aos seus pacientes. Manifesto publicamente que quando há vontade dos homens em fazer o trabalho correto, gera-se ótimos frutos. Parabéns Carlos!”
Confira curso Singular de US na medicina da dor (4 módulos), Início fev/2017
Redação Mundo sem Dor