Tratamento da Tendinite com Plasma Rico em Plaquetas (II)

Plasma Rico em Plaquetas no Tratamento da Tendinite (II)

Tratamento natural e sem risco muito utilizado por esportistas para acelerar a recuperação de condições como a tendinite.

Muitos atletas já se submeteram a esse tratamento antes de um jogo importante, ou mesmo para tratar lesões que podem afastá-los das competições por longos períodos. Exemplos aqui no Brasil são os jogadores de futebol, entre outros profissionais do esporte.

Tendinite

A tendinite, ou inflamação do tendão, é uma patologia dolorosa que restringe o movimento das articulações. É muito comum entre pessoas que praticam esporte, seja por profissão ou por lazer, ou pessoas que fazem esforços prolongados e repetitivos.

Os tendões são nutridos pelo fluxo sanguíneo que naturalmente ajuda na recuperação da maioria das lesões nos casos em que a pessoa repousa.  Persistir no uso da área lesionada piora a lesão.

Portanto, esta condição não somente preocupa aos médicos do esporte, como também aos médicos do trabalho. Ela é muito comum entre atletas, feirantes, estivadores, bailarinos, músicos e pessoas que trabalham com informática.

Os tendões também podem ficar inflamados após um trauma. Como no caso da tendinite por sobrecarga, se não permitir ao corpo um tempo amplo para recuperar-se do dano e da inflamação, a tendinite pode se tornar crônica.

Também, a alimentação incorreta e as toxinas podem levar a uma tendinite porque a drenagem insuficiente dos músculos e tendões pode levar a uma desidratação da articulação.

Outra causa da tendinite  pode ser as mudanças relacionadas com a idade. À medida que as pessoas envelhecem, os tendões tornam-se menos flexíveis e lesionam com mais facilidade. Por isso, a tendinite é mais comum em adultos com mais de 40 anos.

O tendão costuma ficar inchado e irritado, e a mobilidade normal da articulação fica impedida. O resultado é inflamação e dor ao movimentar-se. A inflamação pode ser difícil de curar e a pessoa pode demorar a se recuperar dela.

Dependendo da severidade da lesão, tratamentos tradicionais da tendinite concentram na redução da inflamação utilizando medicamentos ou infiltrações com corticóides. Nas lesões mais graves, a cirurgia é uma alternativa.

Tratamento com PRP

A mais nova e avançada terapia no tratamento da tendinite e outras lesões utiliza o Plasma Rico em Plaquetas – PRP, coletado do sangue da própria pessoa. Ela é sem riscos, natural e eficaz e a recuperação ocorre em tempo menor.