Qual a diferença entre artrite e artrose e como tratar?

Atividades comuns do cotidiano de qualquer pessoa, como escovar os dentes ou abrir algum pote, podem ser um enorme sacrifício para quem apresenta inflamações nas articulações — local onde há a união de dois ou mais ossos distintos, como cotovelos e joelhos. 

Apesar de serem confundidas, a artrite e artrose são doenças com causas e sintomas diferentes. Geralmente, as pessoas atribuem ambas ao envelhecimento e embora predominem nas pessoas acima dos 60/70 anos, crianças, jovens e adultos não estão livres delas.

A artrite reumatoide, por exemplo, acomete pessoas de qualquer idade, atletas podem ter artrose e a febre reumática se manifesta especialmente em crianças depois de uma infecção de garganta.

Por isso, no artigo de hoje, vou falar sobre o que é artrite, o que é artrose e como tratar cada uma dessas dores.

 

O que é artrite? 

A artrite é uma doença inflamatória crônica, que afeta o tecido de várias articulações como os punhos, mãos, joelhos, cotovelos, ombros, pés, coluna cervical, entre outras. O agravamento do problema está associado a alterações e deformidades nas articulações, que acabam comprometendo os movimentos. 

No início, os sintomas podem enganar e serem comuns a outras doenças ou ocorrer de forma abrupta. Os mais comuns são mal-estar, sensação de acordar “enferrujado” e melhorar durante o dia, diminuição do apetite, cansaço e inchaço nas juntas das mãos, dos pés, dos joelhos e dos punhos, que podem se deformar com a evolução da doença.

Ainda não se conhecem os recursos para a cura definitiva da artrite. Entretanto, o manejo da dor por um médico especialista pode ajudar a controlar a perda da mobilidade e o comprometimento das articulações.

 

O que é artrose? 

A artrose (ou osteoartrite) é a degeneração das cartilagens das articulações e vem acompanhada de modificações das estruturas ósseas vizinhas. Ela é muito incômoda e costuma dificultar a vida de quem sofre com isso. Seus sintomas mais comuns são dores nas articulações afetadas, dificuldade para realizar movimentos, além de inchaço e rigidez nas articulações.

A artrose também não tem cura e o tratamento comum se baseia no uso de medicação anti-inflamatória e analgésicos para reduzir a dor e a inflamação das articulações. Entretanto, convém sempre ressaltar que a automedicação jamais deve ser cometida, afinal, cada pessoa tem um organismo diferente e pode reagir de forma distinta ao uso de remédios. Por isso, somente tome medicamentos com o acompanhamento de um médico.

 

Como tratar a artrite e a artrose?                                                                                                    

Como vimos, a artrite e a artrose podem atrapalhar muito a vida de quem sofre com esse problema. Sabemos da importância de manter uma rotina de fisioterapia, exercícios ou até hidroterapia. Isso é importante para manter a movimentação da articulação, fortalecer e melhorar o movimento. Entretanto, nem sempre só isso resolve. 

Por isso, é importante buscar ajuda logo no início para que não se agrave e você não fique cultivando um sofrimento desnecessário. 

Um médico especialista da dor pode te avaliar para que sejam descartadas as causas mais severas e seja realizado o diagnóstico correto, e assim iniciar o tratamento adequado para a situação. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e leia outros no blog Mundo Sem Dor!

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos