Quais as principais dores sentidas durante a gravidez e como tratar

No momento em que uma mulher descobre uma gravidez, tudo na vida dela muda. São muitos pensamentos e emoções se embaralhando na cabeça e isso se repete por muitos dias até que a nova realidade seja completamente digerida! E isso é completamente normal. Ser mãe exige entrega e cuidados que podem assustar muitas mulheres! 

Não é de se espantar que a mulher se sinta desconfortável durante esse período. Afinal, o corpo se transforma para que o bebê cresça e se desenvolva. São mais hormônios, mais peso, um novo centro de gravidade, uma nova vida crescendo… 

Tudo isso pode causar dores e hoje vamos falar um pouco sobre as mais comuns e como tratá-las durante esse momento tão especial! 

 

Quais as dores mais comuns durante a gravidez?

Infelizmente, algumas dores acompanham grande parte das futuras mães do momento em que o teste dá positivo até o parto. Veja quais são e passe por todos esses estágios sem crise. 

 

Dores de cabeça

A enxaqueca (que já falamos a respeito aqui no blog) pode aparecer em qualquer período da gravidez . Seus gatilhos mais comuns são o excesso ou falta de café e alguns alimentos, já que, nessa fase, o apetite da mulher pode ficar um tanto quanto desregulado. 

Entretanto, mesmo as mais experientes no assunto não devem de forma alguma tomar o remédio de sempre, pois grande parte dos analgésicos são contraindicados para gestantes. O ideal é definir com o seu médico a melhor abordagem para tratar essas dores. 

Além disso, quando a barriga começa a aparecer, as mudanças na postura e a sobrecarga na coluna também são agentes causadores de dor de cabeça, bem como o estresse e o cansaço. 

 

Dores nas articulações 

A dor nas articulações durante a gravidez é causada, principalmente ao aumento da carga física. O aumento médio de peso durante a gravidez varia entre 10 e 15 kg, mas isso não é uma regra. Em algumas mulheres ele pode ser significativamente maior ou até mesmo nem existir. 

As articulações, músculos e ligamentos acabam por lidar com essa carga adicional, que  também causam dor devido ao crescimento contínuo. Certamente a maioria das mulheres grávidas sofrem de dores nas costas e; não raro, também são afetadas outras articulações à medida que a gravidez evolui. 

Os sintomas podem ser particularmente sérios se a coluna e as articulações já estiverem sob stress devido ao excesso de peso, má postura ou doenças já existentes.

 

Dores nas costas

A famosa dor lombar costuma aparecer durante a segunda metade da gravidez, e piora à medida que a gravidez progride. As principais razões são: as alterações posturais e as alterações hormonais que seu corpo passa para ter um bebê. Mais de 60% das mulheres grávidas terão pelo menos uma crise de dores nas costas.

Seu útero em expansão desloca seu centro de gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos do abdômen, mudando sua postura e pressionando suas costas. A compressão de um nervo também pode resultar em piora de dores lombares.

Além disso, você está carregando um peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas suas articulações. É por esse motivo que suas dores podem ser piores no final do dia.

 

E como tratar as dores da gravidez?

Há vários tratamentos possíveis, sem necessariamente precisar de medicamentos (que são muitas vezes restritos na gestação). Um médico intervencionista da dor pode te prescrever tratamentos alternativos que podem ajudar você a passar por essa fase de forma tranquila e sem sofrimento, como deve ser.

Além disso, toda  gestante com dor deve ser avaliada por médico especialista para que sejam  descartadas as causas mais severas e seja realizado o diagnóstico correto, e assim iniciar o tratamento adequado para a situação e isso só deve ser feito em parceria com o médico ginecologista que acompanha a gestante, para que seja feita uma avaliação adequada de pré-natal e riscos quanto ao melhor exercício para cada situação, evitando sempre as atividades com risco de quedas e trauma abdominal.

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos