Iniciamos o projeto Expedicionários da Dor há quase 1 ano. Neste curto período de tempo já fizemos três viagens em três cidades litorâneas: João Pessoa-PB, Vitória-ES e Ilhéus-BA. Agora é a vez de subir para a região norte e desembarcarmos em Boa Vista-AC.
Mas antes, quero contar com a ajuda de vocês. Há 15 anos existe os Expedicionários da Saúde, uma ONG muito reconhecida pelo ótimo trabalho realizado na Amazonia, levando atendimento voluntário àquela região. Atendendo um pedido pessoal do fundador desta ONG, Dr. Ricardo Affonso Ferreira, para quem eu anestesiava como residente e preceptor do Centro Médico de Campinas, iremos trocar o nome de nosso programa.
Eu tenho dois nomes para sugerir:
1- Voluntários da Dor
2- Bandeirantes da Dor
O nome voluntários faz menção ao corpo de profissionais da saúde envolvidos serem todos voluntários. Mais do que isso, além de não receberem, pagam do próprio bolso deslocamento, hotelaria e alimentação.
Já no nome Bandeirantes da Dor, remete aos bandeirantes que desbravaram caminhos para o interior do Brasil. E assim estamos interiorizando o tratamento intervencionista da dor crônica, além da fronteira dos grandes centros.
Qual é seu voto? Bandeirantes ou Voluntários?