OSTEOPATIA – O QUE É, QUANDO É INDICADA?

Convido vocês a ler sobre osteopatia, terapia manual utilizada em tratamento de dor. Nosso convidado de hoje é o fisioterapeuta, Juliano Xidieh, que atua no Singular e no Wilson Mello, e que já contribuiu no blog com texto sobre Artrose de joelho: como a fisioterapia pode ajudar.

Osteopatia, termo que vem das palavras gregas “osteon”, osso, e “patheia“, doença, foi criado em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still.

Muitas pessoas me perguntam a respeito de osteopatia, o que é, se ela funciona, como se aplica e qual a sua indicação.

Dr. Taylor criou a osteopatia com o objetivo de tratar o paciente de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

dr Juliano xidieh demonstra tecnica osteopatica
Dr. Juliano Xidieh aplicando técnica de manipulação da coluna.

O que é

A osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção de terapia manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsula, tecido nervoso, vísceras, vascular e linfático).

É indicada de uma forma geral nas disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

O sucesso do resultado da aplicação da osteopatia vai depender de uma boa avaliação cinético-funcional no paciente e saber se os sinais e sintomas apresentados por ele são indicativos para aplicação das manobras osteopáticas.

Como é aplicada

Sendo uma terapia manual, é aplicada através de manipulação das articulações, utilizando técnicas de alta velocidade e baixa amplitude.

Quando é indicado osteopatia?

Tudo vai depender dos sintomas apresentados pelo paciente. A osteopatia é muito utilizada no tratamento de coluna vertebral, porém hoje já existem critérios de avaliação, onde podemos saber se a aplicação das manobras osteopáticas vão surtir efeito na dor ou disfunção do paciente.

Por exemplo: Paciente somente com dor na coluna lombar.

Na avaliação feita pelo fisioterapeuta, o paciente tem que apresentar alguns sinais e sintomas como: dor lombar com duração em até 16 dias, sintomas em geral distalizam-se até a prega glútea, exames neurológicos normais, análise da pontuação de questionários e verificar o grau de amplitude da rotação interna do quadril maior que 35 graus. Se o paciente apresentar pelo menos 3 desses 6 sintomas, a manipulação tem indicação, e quanto mais desses sintomas o paciente apresentar, mais chance de sucesso a manipulação vai ter.

A osteopatia é utilizada em pessoas de várias faixas etárias, desde crianças, esportistas em geral, até a terceira idade.

Quando é contra-indicado?

De forma geral, desaconselha-se a manipulação osteopática em fraturas, gestantes e processos infecciosos.

Minibiografia Dr Juliano Xidieh

[call_to_action button_text=”Visite o Correio Popular Online” text=”SEU CANAL DE NOTÍCIAS DE CAMPINAS” color=”green” size=”regular” url=”http://correio.rac.com.br/” target=”” position=”left”]