OSTEOARTRITE: TRATAMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

Falemos sobre a Osteoartrite hoje. Este artigo será postado em duas partes: Parte I sobre a osteoartrite, ou, como também é chamada, a artrose, e Parte II, sobre o uso do ácido hialurõnico para aliviar a dor causada por ela.

Parte I

Osteoartrite

Doença crônica – Por definição, a OA é uma doença crônica, causado por múltiplos fatores e leva à incapacidade funcional progressiva.

O nome fala por si só. É uma “ite”, uma inflamação, que afeta os ossos (“osteo”) e a cartilagem que cobre e protege a extremidade dos ossos, a parte (“artr”).

Com a idade e o uso a cartilagem pode ficar desgastada e, às vezes, pequenas formações ósseas–osteófitos, ou “bicos de papagaio”– formam nas articulações. Como a doença causa danos irreversíveis aos ossos, é de suma importância tratá-la cedo.

Ocorrência – Geralmente acomete as pessoas com mais de 60 anos, embora possa ocorrer em pessoas mais novas. A maioria das pessoas desenvolve algum grau de osteoartrite até os 70, mas nem todos exibem sintomas. Mulheres tendem a sentir mais dor e rigidez do que homens.

Quem corre mais risco de desenvolver a doença? – A pessoa com sobrepeso tem o risco aumentado de desenvolver a doença; mulheres em geral; mulheres na pós-menopausa; pessoas que sofreram algum trauma, ou lesão esportiva; pessoas com LER; e principalmente a pessoa que tem a doença na família.

Diagnóstico – Pode ser diagnosticado mediante exames de sangue e radiológicos.

— Articulação dolorosa e inchada,

— Pouca lubrificação devido aos baixos níveis baixos de ácido hialurônico,

— Dor ao movimentar-se devido ao aumento no nível de prostaglandinas (substâncias inflamatórias),

— Desgaste da cartilagem na superfície das articulações que suportam o peso.

Obrigado pelas visitas e boa leitura! Parte II na segunda sobre viscosuplementação com ácido hialurônico.