Doença crônica que não tem cura mas tem tratamento
A osteoartrose, também conhecida como artrose ou osteoartrite, é uma doença crônica que afeta as articulações, danificando a cartilagem que reveste a superfície dos ossos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é considerada uma das dez doenças mais incapacitantes nos países desenvolvidos. Pode envolver joelhos, quadris e outras articulações, inclusive as da coluna.
No mundo, cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos sofrem de osteoartrose sintomática.
PRINCIPAIS SINTOMAS
O sintoma mais comum e característico da osteoartrose (OA) é a dor na articulação acometida. No início, o desconforto normalmente está relacionado às atividades de maior esforço e, com o avanço da doença, a dor surge nas atividades simples do dia a dia ou mesmo em repouso.
Tambiém é comum o paciente relatar maior incômodo depois de um longo tempo parado e no período das manhãs, melhorando ao longo do dia.
Por que a dor ocorre?
A cartilagem não possui terminações nervosas e, portanto, não causa dor diretamente. No entanto, sua lesão expõe o osso subjacente, que é inervado, tornando-se uma fonte de dor. Outras estruturas como tendões e a cápsula articular também podem ser afetadas.
Outros sintomas comuns:
- Rigidez articular
- Inchaço
- Rangido e estalos
- Crepitação articular
- Deformidades
- Perda de função
Vale ressaltar que a intensidade desses sintomas varia de pessoa para pessoa e nem sempre condiz com o grau de comprometimento articular.
📖 Que tal complementar a leitura? Mialgia: como lidar com as dores musculares?
TIPOS DE OSTEOARTROSE
A osteoartrose pode ser classificada em duas categorias:
Osteoartrose Primária
Desenvolve-se independentemente de fatores externos, ocorrendo uma perda progressiva da elasticidade da cartilagem e da capacidade de absorção de cargas. O principal fator de risco é a idade avançada.
Osteoartrose Secundária
Desenvolve-se devido a fatores específicos anteriores à doença, como:
- Entorses, fraturas e luxações
- Microtraumas articulares causados por práticas esportivas (ginástica olímpica, vôlei, atletismo)
- Doenças inflamatórias, como artrite séptica e artrite reumatoide
- Condições sistêmicas, como obesidade, diabetes e alterações hormonais
IMPACTO SOCIAL E DIREITOS DOS PORTADORES DE OSTEOARTROSE
Aposentadoria por Invalidez
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a osteoartrose é a quarta maior causa de aposentadoria por invalidez no Brasil. A Lei Federal nº 8.213/91, nos artigos 42-47, trata dos benefícios relacionados à incapacidade permanente para exercer atividades profissionais.
Veículo Adaptado e Isenção de Impostos
Portadores de osteoartrose podem ter direito à aquisição de um veículo adaptado para auxiliar na locomoção, seja como condutores ou não.
Caso a doença limite a mobilidade dos membros inferiores, é possível solicitar a troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a modalidade especial e obter isenção parcial de impostos como IPI, IOF e ICMS, que podem chegar a 30% do valor do veículo. Mais informações podem ser obtidas no site do Detran do seu estado.
TRATAMENTO
A osteoartrose não tem cura, mas possui tratamento, o que pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. Portanto, é fundamental procurar um médico especialista e realizar os exames necessários para um acompanhamento adequado.