Evento reuniu referências em dor nacionais e internacionais para falar de atualizações e avanços
Mais de 220 profissionais de dor de todo Brasil, 13 palestrantes internacionais, referências nacionais e internacionais na área de dor, reuniram para o IV Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), de 07 a 09 julho, na cidade de Campinas-SP onde debateram e discutiram temas e técnicas, trocaram experiências, participaram de atividades práticas e atualizaram seus conhecimentos no tratamento de dor.
[Vídeoclipe – momentos dos “lives” transmitidos pelo Dr. Charles durante o evento]
O congresso foi destaque em vários jornais e nos principais canais de televisão. E não foi por menos. A grade científica do evento contou com mais de 50 atividades para os médicos, nove cirurgias, e apresentações dos conhecimentos e equipamentos mais recentes na área da dor, inclusive o lançamento de um neuromodulador sem fio de fabricação americana.
O legal é que os pacientes são os principais beneficiários dos novos conhecimentos que esses médicos levam do congresso para suas respectivas regiões.
A palestra de encerramento –sobre Dor Social, foi dada pelo senador Eduardo Amorim, também anestesiologista especializado em dor. Os especialistas reunidos concordam que é urgente facilitar ao público, pelo SUS, o acesso a analgésicos ou a atendimento em centros multidisciplinares de tratamento de dor. Na semana seguinte ao evento, o senador Amorim, em pronunciamento no senado, destacou o encontro. Veja no vídeo.
[Videoclipe – pronunciamento senador Eduardo Amorim sobre 4º congresso Sobramid]
Pontos de destaque:
#Tecnologias inovadoras no tratamento da dor crônica
Stimwave, neuromodulador que usa tecnologia sem fio (não precisa de implante de bateria). Trata dor que resiste aos tratamentos convencionais; tem indicação na dor crônica de coluna, dores neuropáticas, e dores pós cirurgia de coluna. Ajuda a diminuir o uso de medicações, entre outras vantagens.
L-disq, dispositivo de origem sul-coreana usado no tratamento de hérnia de disco.
#Primeiro mapeamento da dor crônica no Brasil: 37% da população sofre do mal
É importante pontuar que, quando a dor da queixa original não é tratada adequadamente, há maior risco de se tornar crônica; a dor crônica passa a ser uma doença em si, com desdobramentos como estresse, depressão, ansiedade e insônia, entre outros.
Em entrevista para o jornal “O Globo”, o chefe da pesquisa, diretor científico da (SBED), e agora sucessor do Dr. Charles Oliveira na presidência da Sobramid, Dr. Paulo Renato Fonseca diz sobre a dor crônica, “O tratamento oferecido nesses casos é variado e multidisciplinar. Ou seja, envolve profissionais de diferentes áreas, trabalhando em conjunto para garantir mais qualidade de vida.” (link para artigo)
#Plano de saúde inova – liberação pelo convênio
Um plano de saúde do estado do Espírito Santo viu a diminuição de próteses e cirurgias depois que liberou tratamentos em clínica de dor – caiu em 90% as cirurgias.
Assista, conversa com Dr. Walter Dalla Bernardina, ortopedista e dono do plano de saúde:
Singular
O primeiro implante do microestimulador Stimwave em um paciente no Brasil foi feito em um workshop pré-congresso pelo Dr. Charles em sua clínica Singular. O Singular foi o primeiro centro de dor na América Latina credenciado pelo Instituto Mundial da Dor (WIP) e quando se trata de pioneirismo em dor no Brasil, é referência.
Depois de um congresso dessa relevância, resta-nos acompanhar a movimentação de todos os envolvidos, inclusive da sociedade civil, para melhorar o tratamento de dor com a facilitação do acesso a analgésicos e tratamentos em centros de dor.