Quanto menor o nível de vitamina D, maior a ingestão de opióides

Uma pesquisa interessante da Mayo Clinic mostrou a correlação entre níveis inadequados de vitamina D e a maior quantidade de opióides (medicação para controle de dor, derivada do ópio) ingerida pelos pacientes  para controle das dores crônicas. Esta correlação é um importante achado na forma de conduzir o tratamento dessas dores.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, as dores crônicas lideram as incapacidades  de trabalho naquele país.

Este estudo mostrou que pacientes que necessitavam de opióides no tratamento da dor e que tinham níveis inadequados de vitamina D, estavam tomando doses muito maiores de medicação para dor – o dobro ou mais – que aqueles com níveis adequados. Havia também uma correlação entre aumento da massa corporal e decréscimo de vitamina D.

Isto é um achado muito importante. Vitamina D é conhecida por promover desenvolvimento dos ossos e músculos. Sua deficiência é pouco reconhecida como causa de dor difusa e má função neuromuscular. “Quando reconhecido este problema, os médicos poderão melhorar significativamente as dores de seus pacientes,” diz Michael Turner, médico da Mayo Clinic e líder da pesquisa.

Médicos que tratam pacientes com dores crônicas, com dor difusa que se parece com dor muscular e presença de muitos pontos dolorosos à palpação, devem checar os níveis de vitamina D. Muitos pacientes que estão rotulados como fibromiálgicos, de fato podem estar com níveis inadequados de vitamina D. Vigilância especial é requerida quando fatores como obesidade, pele escura e limitação a exposiçao à luz solar estão presentes.

Além de músculos e ossos fortes, pesquisas emergentes demonstram que a vitamina D apresenta atividade importante no sistema imunológico, ajudando na luta contra inflamações e contra certos tipos de câncer.

O tratamento e a pesquisa dos níveis de vitamina D são relativamente simples e barato, lembrando sempre da importância de acompanhamento médico.

fonte: Mayo Clinic (2009, March 27). Inadequate Vitamin D Levels Linked To High Use Of Narcotic Medication By Patients In Chronic Pain