A pandemia me deixou desconsertado. Deparei-me com uma sensação de medo do desconhecido, de falta de controle sobre a situação e uma insegurança sobre o futuro próximo.
O fato é que desde março de 2020 não participo de nenhum congresso presencial fora do Brasil. Alguns convites foram recusados e usei uma justificativa real: meu visto americano está expirado. Somente aceitei participações virtuais como uma recente aula por Zoom que apresentei em Orlando-2022.
Hoje, dia 11 de maio de 2022, retorno aos eventos internacionais presenciais, atendendo a um convite da Sociedade Mexicana de Ultrassonografia em Dor. Sigo hoje para Monterrey. Será uma ótima oportunidade para rever amigos, compartilhar conhecimento, conhecer novas pessoas e de uma vez por todas, libertar da frieza das aulas de teleconferência.
Espero que uma nova pandemia como esta não atinja mais nossa geração. Mesmo sem ter sido acometido pelo Covid, marcas ficaram tatuadas em nossas memórias. Quero abraços de verdade para me esquecer desse período.