Mialgia: como lidar com as dores musculares?

A sensação é familiar a quase todos: depois de um tempo sem fazer nenhum grande esforço físico, quando você volta novamente a se mexer com mais intensidade, os músculos reclamam logo. 

O simples ato de dar um passo parece uma tarefa complicada. Massagear para que as dores musculares aliviem, cria uma dupla sensação: uma dor que, ao mesmo tempo, parece fazer bem. 

Pois bem, nenhuma dor pode ser boa se ser sentida. Por isso nesse artigo, vamos falar em como se livrar delas.

 

Quais as causas da dor muscular? 

A dor muscular surge após o mesmo sofrer algum tipo de pressão ou grande esforço. Por exemplo, se você fizer muito esforço com os olhos, como tentar ler em uma má iluminação, com certeza sentirá muito desconforto na região dos olhos. 

O mesmo pode acontecer se você ficar um bom tempo sem fazer exercícios e um dia resolver exagerar na dose, exigindo muito dos músculos.

Essas, geralmente, são causas menos graves. Mas, a mialgia também pode indicar a presença de doenças mais graves como: 

  • Infecções
  • Doenças reumáticas
  • Fibromialgia, como já abordei aqui no blog em outro momento
  • Medicamentos
  • Distúrbios metabólicos

Além dessas causas, a mialgia pode ser multifatorial, ou seja, nada impede a associação destas situações listadas acima. 

O problema também é bastante comum entre atletas e pessoas que frequentam academia. Se você faz esportes a causa geralmente pode ser despreparo/desequilíbrio muscular, erro de treinamento ou aumento súbito da carga e intensidade do mesmo. 

É de extrema importância ter o acompanhamento de um profissional para montar  sua planilha de treinos e avaliar sua postura/gesto esportivo. Tão importante quanto, é manter sempre o check up médico em dia, anualmente, para descartar as causas acima.

 

Como posso tratar a dor muscular? 

Apesar de ser muito ignorada e até subestimada, a dor muscular dependendo de onde se encontra pode ser um indicador de situações mais graves. Por exemplo, a dor nas costas persistente começa a se tornar comum a partir dos 25 anos e pode revelar de simples contraturas, até tumores e traumas. Falei recentemente sobre a lombalgia aqui no blog, você pode ler aqui.

Certamente você pode prevenir as dores musculares mantendo bons hábitos de postura, uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares. Quando ela aparece, algumas coisas também podem aliviar, como:

  • Repouso – evite esforços intensos na zona afetada. Exercícios com muita carga ou que exigem muito dos músculos só agravam a dor, podendo levar a lesões ainda mais graves. 
  • Aplicar gelo – alivia a dor e reduz a inflamação.
  • Fazer massagens – se estas dores se devem à degradação das fibras musculares e da libertação natural de enzimas inflamatórias, massagear parte dolorida ajuda a diminuir essas toxinas. Ao mesmo tempo, a massagem permite também que o músculo seja oxigenado mais rapidamente.

 

 Entretanto, casos nos quais as dores perduram por semanas são sempre mais preocupantes. 

Por isso, é muito importante que você não adie e busque ajuda logo no início para que não se agrave e você não fique cultivando um sofrimento desnecessário. 

Um médico especialista da dor pode te dar um diagnóstico preciso e correto para que sejam descartadas as causas mais severas e assim iniciar o tratamento adequado para a situação. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e leia outros no blog Mundo Sem Dor!

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos