Novo recurso minimamente invasivo para tratar hérnia de disco
No dia 26 de julho de 2016 foi lançado no Singular, o L-Disq, dispositivo utilizado para o tratamento de hérnia de disco e lombalgia refratária incapacitante.
Na ocasião, um dos inventores do L-Disq, o médico sul-coreano da Universidade de Medicina da Coréia do Sul, Dr. Sang-Heon Lee, Ph.D, realizou três procedimentos para demonstrar seu uso em uma técnica minimamente invasiva.
O L-Disq é um dispositivo de uso percutâneo que permite ao médico navegar até as zonas-alvo dentro do disco vertebral, previamente identificadas por meio de exame de ressonância nuclear magnética (RNM) da coluna, e lá reduzir o tecido causador da dor.
A ponta do dispositivo consegue atingir o núcleo pulposo (centro do disco intervertebral) e o anel fibroso (parte posterior do disco intervertebral) em todos os níveis da coluna, podendo ser utilizado na região cervical, torácica e lombar.
Durante a ablação do tecido dentro do disco, como a temperatura não excede 4,2 graus Celsius dentro do disco, e 1ºC na superfície do disco, durante o período de testes do L-Disq, foi verificado que a técnica não causa danos pela temperatura, tão pouco causa danos estruturais aos tecidos neurais próximos, verificado por exame histológico de tecidos em volta do disco.
Diferente dos tratamentos convencionais de hérnia de disco, o L-Disq consegue tratar a hérnia de disco extrusa, uma consequência de não tratar a hérnia de disco simples.
<<(Veja os tipos diferentes de hérnias)>>
Após 48 semanas, os pacientes tratados com este método, quando solicitados a dar um escore para sua dor de acordo com a Escala Visual Análoga (EVA), relataram redução de uma média de 7,55 para 1,28.
Enquanto isso, nos tratamentos de lombalgia refratária incapacitante, foi verificado melhora em 55% dos pacientes acompanhados neste mesmo tempo.
Dr. Sang-Heon esclareceu, “Os bons resultados aparecem mais precocemente na coluna lombar. Nas regiões cervical e torácica, precisamos aguardar até 3 meses para obtermos o resultado final”.
E os resultados positivos foram evidenciados um dia após o lançamento quando o primeiro brasileiro a ser tratado com o L-Disq, Kylder de Divinópolis-MG, com queixa de lombalgia refratária, relatou 80% de redução na sua dor 24 horas após o procedimento.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Áudio Rádio CBN – Dr. Charles tirando dúvidas sobre hérnia de disco
Vídeo sobre o tratamento com L-Disq
Referências
[nt_accordions] [nt_accordion title=”1″]Hong, Y. K., Derby, R., Wolfer, L. R., Kim, S. U., Kang, B. S., Kim, N. H., Yoo, S. H., Lee, S. J. and Lee, S. H. (2012), An Assessment of a New Navigatable Percutaneous Disc Decompression Device (L’DISQ) Through Histologic Evaluation and Thermo-Mapping in
Human Cadaveric Discs. Pain Medicine, 13: 1000–1003. doi: 10.1111/j.1526-4637.2012.01447.x[/nt_accordion] [nt_accordion title=”2″]Lee, S. H., Derby, R., Sul, D., Hong, Y. K., Ha, K. W., Suh, D., Lee, S. H., Yoon, H. S., Yoo, S. H., Lee, S. J., Park, H. J., Jung, Y. J., Lee, J. E. and Kim, N. H. (2015), Effectiveness of a New Navigable Percutaneous Disc Decompression Device (L’DISQ) in Patients with Lumbar Discogenic Pain. Pain Medicine, 16: 266–273. doi: 10.1111/pme.12603[/nt_accordion] [/nt_accordions]
Divulgação: O primeiro autor SHL inventou o dispositivo e o método de intervenção. Detém aproximadamente 4,0% de direito a royalties no dispositivo. Os outros autores contribuidores não têm conflito de interesse.