Queridos amigos, meu nome é Charles Oliveira, médico anestesista e intervencionista de dor. Hoje vamos falar de hérnia de disco. Todos nós já ouvimos falar sobre isso, não?! É uma dor que irradia para a perna e é muito incapacitante. Vejamos esta cena, essa imagem que estamos publicando aqui. Um senhor totalmente curvado para lateral direita.
Isso aqui a gente nomeia como lateral shift, onde a hérnia está comprimido uma raiz. Vejamos aqui a hérnia, um modelo de hérnia, onde o disco que está entre dois ossos se exterioriza e está tocando uma raiz. Essa raiz leva sensação até à perna, por isso que sentimos dor na perna ou na região do bumbum, ou até mesmo no pé. O fato positivo é que as hérnias de disco normalmente desaparecem sozinhas num período de 8 meses, sem cirurgia. Mas quem vai viver com 8 meses de dor ou na cama? Isso não é possível, né?!
A minha recomendação: podemos te ajudar. Podemos fazer alguns procedimentos guiados com a agulha e com a ajuda de um raio-x. Fazendo injeções exatamente no local onde a hérnia está, isso vai facilitar desinflamar essa região e possibilitar com que essa hérnia seja reabsorvida no seu tempo e você sofrendo nada de dor ou muito pouco. Obviamente que podemos usar medicações por via oral também para lhe ajudar. São muitas as técnicas com as quais podemos ajudar e a cirurgia fica reservada somente para aquele último caso, onde nada funciona.
Interessou-se por esse vídeo? Conhece alguém com hérnia de disco? Compartilhe! Este conteúdo pode ajudar alguém.
Me acompanha também no Instagram: www.instagram.com/mundosemdordrcharles