FISIOTERAPIA BENEFICIA PACIENTES ANTES E DEPOIS DAS MASTECTOMIAS

Programa de fisioterapia específico pré- e pós-mastectomia ajuda na reabilitação da função e na prevenção de dores

A campanha mundial chamada Outubro Rosa acontece todos os anos, durante o mês inteiro, com o objetivo de conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nós da área de fisioterapia desenvolvemos um papel imprescindível, principalmente na abordagem das pacientes mastectomizadas.

Independentemente do tipo de cirurgia de mama que foi realizada, a fisioterapia precoce tem como objetivo, prevenir complicações, promover uma recuperação funcional adequada, gerando uma melhora geral da qualidade de vida das mulheres submetidas a cirurgia de tratamento de câncer de mama.

Um programa de fisioterapia específico deve ser realizado tanto na fase pré-operatória quanto, em especial, na fase pós-operatória de mastectomia.

Antes e depois da cirurgia

No período pré-operatório a fisioterapia atua com o objetivo de identificar possíveis fatores de risco na pós-mastectomia, sobretudo, de orientar a paciente em cuidados com a postura, quanto a posições deitada, sentada, que não atrapalhem ou prejudiquem a recuperação pós operatório.

A fisioterapia nesta fase também pode ajudar a paciente quanto a possíveis pontos de tensões em trapézios e ombros, devido ao período de ansiedade e medos que possam envolver o fator psicológico da paciente.

Além disso, o pós-operatório é marcado por dificuldade na movimentação dos braços, ombros, presença de edemas nos membros superiores e por dor.

No período pós operatório imediato, cabe ao fisioterapeuta avaliar e identificar possíveis alterações e ou complicações geradas pela cirurgia como: sintomas álgicas, presença de edemas linfáticos e se foi gerada alguma alteração neurológica ou respiratória.

Prevenção de complicações pós-operatórias e dor

A fisioterapia visa restabelecer a função dos braços, prevenir a formação de linfedema, formação de fibrose, aderências e cicatrizes, consequentemente, prevenindo e diminuindo a dor.

Isto posto, atualmente a fisioterapia é imprescindível para as pacientes mastectomizadas, para um pós-operatório bem sucedido.

Faça parte também da campanha Outubro Rosa compartilhando o post com as informações, obrigado!

Ft Juliano Xidieh

mini-bio fisioterapeuta Juliano Xidieh