Chegou o Carnaval e ontem foi o Dia Internacional de Combate ao Câncer. Para quem vai ficar no sossego de sua casa preferindo o entretenimento do sofá e do controle remoto, por que não aproveitar para pensar mais profundamente sobre o tema?
Trazemos duas sugestões de filmes, ambos impactantes, que abordam doença e final de vida. Entre os destaques dos filmes, a reação do indivíduo quando recebe um diagnóstico de câncer assim como a de sua família; o tratamento, aceitação/recusa de cuidados paliativos; e o impacto físico, espiritual e afetivo tanto no indivíduo quanto nos membros da família.
Minha Mãe (2015)
Produção italiana de Nani Moretti. Quando apresentado no Festival de Cannes emocionou a plateia que ovacionou em pé o filme por oito minutos.
O filme centra em Margherita, uma diretora de cinema no meio de uma crise existencial que tem de enfrentar a perda inevitável e ainda inaceitável de sua mãe.
Biutiful (2010)
Do genial diretor Alejandro Gonzaléz Iñarritu, produção espanhola estrelando o inigualável Javier Bardem. Ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação neste filme.
Conta a história de Uxbal que além de ter de lidar com seu cotidiano sujo e caótico no submundo, às margens da sociedade, é diagnosticado com câncer. Apesar disso, é um homem sensível e carinhoso que busca o entendimento espiritual.
Vale a pena curtir estas duas longa-metragens.
Para os foliões, cuidado com os pés e joelhos!
Bom Carnaval!