Dor do câncer; melhora na qualidade de vida do paciente.

Queridos amigos, meu nome é Charles Oliveira, médico anestesista e médico intervencionista de dor a mais de 20 anos. Hoje a gente vai falar de um tema bastante duro né, o que é o paciente com dor do câncer. A dor do câncer é uma situação que aflige aí 70% dos pacientes em alguma época de suas vidas.

O controle com medicações é bastante efetivo em até 80% dos pacientes. Porém, 20% deles continuarão sofrendo dores. E aí a gente tem um quarto degrau, que são os procedimentos intervencionistas de dor. A gente pode fazer intervenções que melhoram muito a qualidade de vida desses pacientes, reduzindo a dor, reduzindo a quantidade de medicamento que ele vai tomar, reduzindo os efeitos colaterais que essas medicações causam, como constipação, que é o intestino preso, ou anorexia, que a falta de apetite, ou náuseas… Tudo isso são efeitos colaterais que o uso gradual e ascendente das medicações podem proporcionar.

Quando realizamos procedimentos intervencionistas, que são procedimentos guiados por raio-x e normalmente realizados dentro do hospital, nós melhoramos muito a qualidade de vida dele. O que tem que saber é que isso não compete com o tratamento instituído pelo oncologista. Isso só soma melhorias. Não pense que a sua dor seja um termômetro de melhora ou piora do quadro. A dor desse paciente precisa ser tratada com tanta responsabilidade quanto a origem da dor, no caso, o câncer.

Nós, médicos de dor, não estamos tratando o câncer e sim levando qualidade de vida a esses pacientes. O fato é que, vendo essa necessidade, a Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas de Dor, a qual fui presidente em 2016 e 2017, lançou no ano passado este livro, que é o primeiro Tratado de Dor Oncológica, publicado na língua portuguesa. Tenho o prazer de ser um dos editores deste livro. Aqui a gente divulga para toda a classe médica, e também os profissionais de saúde,

informações importantes para quem lida com a dor do câncer. E ano que vem, publicaremos a segunda edição. Espero que você compartilhe este vídeo com pessoas que, por ventura, você saiba que está sofrendo de dor e leve este recado para ela. Ela não precisa curtir essa dor ou sofrer com essa dor. A dor precisa ser tratada. E uma dor crônica leva esses pacientes a depressão e ansiedade. Ansiedade depressão pioram a dor crônica e assim a gente entra num ciclo vicioso.

Tratar a dor com intervenções é uma das pontas do tratamento… É total né, a dor precisa ter um acompanhamento de um psicólogo, do médico de dor, do oncologista, da enfermeira, do nutricionista e quem ganha com tudo isso é o paciente.

Se você gostou deste vídeo, acesse meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5kXl2tCN4QvXkJig-w9b7Q

Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/mundosemdordrcharles/

Conheça o mundo sem dor: https://mundosemdor.com.br/

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos