Olá!
Hoje vamos falar sobre dor discogênica, a maior causa de dor lombar em adultos jovens.
Estatísticamente 80% das pessoas terão dor nas costas em alguma época de suas vidas!
7% dessas pessoas evoluirão para dores crônicas.
O disco é uma estrutura constituída de colágeno e água que separa as vértebras sendo então responsável por permitir mobilidade da coluna e também absorver impactos. O disco intervertebral mostra sinais de envelhecimento muito precocemente; segundo estudos já a partir dos 16 anos de idade.
Esse disco possui duas estruturas: no seu centro está o núcleo pulposo (bastante ácido) e na região externa do disco está o ânulo fibroso. Este ânulo fibroso é formado por uma sequência de lâminas que nos faz lembrar as camadas de uma cebola. Na porção mais externa do ânulo fibroso há receptores para dor e quando uma fratura ocorre nessas lâminas, o conteúdo do núcleo pode extravasar e irritar os receptores que causam dor. Nomeamos isso como dor discogênica.
A dor discogênica lombar ocorre na parte baixa da coluna, podendo irradiar para parte posterior da perna e também para virilha. É uma patologia prevalente no adulto em idade produtiva, sendo comum a pessoa reclamar dor quando esta lavando louças, escovando os dentes, referindo dor principalmente ao retornar a coluna para a posição ereta.
Nos próximos posts falaremos como confirmamos este diagnóstico e os possíveis tratamentos. Tratar a dor conhecendo o motivo gerador da mesma é fundamental no sucesso do tratamento.
Até breve!