DOR CRÔNICA: QUEBRANDO O CICLO DA INSÔNIA – Parte 2

Dando sequência ao post anterior sobre Insônia e Dor, descrevemos aqui como procedemos para quebrar o ciclo da insônia realizando um trabalho interdisciplinar e utilizando múltiplas terapias para melhorar o sono do paciente com dor crônica. Iniciamos com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), considerada o tratamento mais eficaz para a insônia uma vez que trata a causa dela e não apenas os sintomas, como fazem os medicamentos.

A eficácia da TCC vem sendo alvo de estudos há muitos anos e desde 2005, baseado na análise dos dados, o conjunto dos Institutos Nacionais de Consenso na Saúde e Estado-da-Ciência nos EUA, publicou recomendações sobre as manifestações e manejo da insônia crônica em adultos, concluindo que a TCC é “tão eficaz quanto medicamentos controlados no tratamento da insônia crônica.

No entanto, há indícios que os efeitos benéficos da TCC, em contraste com aqueles produzidos pelos medicamentos, podem durar bem além do término do tratamento ativo“¹ Ou seja, como tratamento, funciona melhor que medicamentos e, ao contrário dos medicamentos, cujos efeitos duram até parar de tomá-los, seu efeito é duradouro.

Hoje sabe-se que o efeito pode durar até um ano depois do fim da terapia e continuar a melhorar se o indivíduo persistir no uso das técnicas. Em 2006, uma revisão que incluiu 12 estudos sobre insônia associada a desordens médicas e psiquiatras, sugeriu que TCC pode ser mais efetivo também em populações complexas. Alguns exemplos são a dor crônica ou a depressão.

A eficácia do TCC foi reforçada em 2009 por Dr. Colin Espie, professor de Psicologia Clínica e Diretor do Centro de Sono da Universidade de Glasgow, em artigo na revista científica Sleep. O autor levantou que no período de 1999-2006 foram realizadas nove análises sistemáticas e 85 estudos, e TCC foi associado à melhora em 70% dos pacientes em até seis meses pós-tratamento

O que é TCC

É um grupo de técnicas que utiliza uma combinação de psicoterapia com abordagem cognitiva e um conjunto de procedimentos comportamentais. O tratamento com TCC foca as associações entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Assim, o terapeuta cognitivo-comportamentalista tenta explorar as associações existentes sobre determinadas crenças ou atitudes relacionados com os comportamentos atuais do paciente.

Estas ligações ajudam o indivíduo a modificar padrões de pensamentos existentes, e no processo, os comportamentos ligados à doença ou distúrbio. Geralmente, a TCC foca um problema existente e busca identificar pensamentos negativos ou maneiras de pensar e substituí-los por pensamentos positivos conduzirá a comportamentos mais benéficos e apropriados. Muitas vezes o paciente tem “dever” para fazer no sentido de treino dos novos comportamentos entre uma sessão e outra.

Como funciona a terapia cognitivo-comportamental no enfrentamento do ciclo dor-insônia?

Permite ao paciente desenvolver estratégias e um repertório de habilidades para enfrentar esta dupla, assim como eliminar crenças e atitudes errôneas com relação ao sono. Uma técnica é controlar as reações à insônia, priorizando inicialmente qualidade de sono ao invés de quantidade, e promovendo modificações no comportamentocomo, por exemplo, não ter um relógio no quarto, não conferir a hora depois de um certo horário, ter uma rotina de sono.

Em resumo, a TCC mediante os desafios das crenças antigas, questionamentos e modificações, ajuda a reduzir o estado de alerta, principal razão da insônia – causado por estressores ou outros fatores. Ao discutir seu sono com seu terapeuta, o paciente recebe mais informações sobre o sono, examina sua percepção, raciocínio sobre o sono, entre outros, e identifica causas possíveis de sua dificuldade em dormir.

Melhor conhecimento das causas e mecanismos da insônia e estimulação de questionamentos dos seus pensamentos negativos sobre o sono permitem que estes sejam substituídos por outros positivos, baseados nestas informações melhores sobre o sono. Esse tipo de técnica cognitiva contribui para a redução da ansiedade e estresse associadas ao não dormir e o aumento da possibilidade de dormir melhor.

congresso sobramid
Palestra sobre a TCC na dor crônica no I Congresso de Fisioterapia, realização SOBRAMID, por um dos psicólogos do Singular Centro de Controle da Dor, José Luiz Siqueira.

Parâmetros Recomendados para o Manejo Não-Farmacológico do Sono

Existem várias terapias que poderão ser aplicadas, às vezes somente uma e às vezes uma combinação delas, conforme as necessidades de cada indivíduo. Abaixo estão as terapias recomendadas pela Associação Americana de Manejo do Sono para o manejo não-farmacológico da insônia. – terapia de controle do estímulo – relaxamento muscular progressivo – biofeedback – terapia intencional paradoxa – terapia de restrição ao sono  Clique para ler artigo detalhando cada terapia.

Embora seja a TCC a terapia mais indicada para a insônia crônica, isto não quer dizer que a farmacoterapia esteja descartada. Ela pode ser introduzida quando a equipe intervencionista de dor avalia que poderá otimizar o resultado, e medicamentos podem incluir: soníferos, anti-ansiolíticos e relaxantes musculares. Entretanto, sempre o médico intervencionista busca reduzir a dose e frequência de uso de medicamentos já que a insônia crônica geralmente requer tratamento a longo prazo.

Farmacoterapia do sono

Medicamentos controlados podem ser utilizados para melhorar o sono em conjunto com a TCC . Os mais comuns são os benzodiazepínicos, utilizados como sedativos hipnóticos, ansiolíticos, antidepressivos, antiepilépticos,e drogas relacionadas a anti-histamínicos e melanina. Seu médico de dor também poderá prescrever um relaxante muscular para aliviar dores do sistema músculo-esquelético, permitindo um relaxamento maior na hora de dormir. Além da combinação TCC, farmacoterapia, e exercício físico regular, terapias complementares também podem ser sugeridas.

Tratamentos complementares – Acupuntura – Yoga – Higiene do Sono

 

Tenham um bom sono e vamos ver o que decidimos para o nosso Brasil na eleição do novo presidente!

LINKS RELACIONADOS:

Transtornos do Sono: Visão Geral

Excerto Resumo Diretrizes Clínica para Avaliação e Manejo da Insônia Crônica – em português

Artigo completo Diretrizes Clínica para Avaliação e Manejo da Insônia Crônica – em inglês

Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva

REFERÊNCIAS

¹http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17308547 ²Espie, CA. Sleep. Dec 1, 2009; 32(12): 1549–1558.

 

Revisado em 17/06/2016

Compartilhe: