Conclui o ano de 2015 com meu maior objetivo profissional atingido: conquistar a certificação internacional em procedimentos guiados por ultrassom para o tratamento de dor. O CIPS (Certified Interventional Pain Sonologist) é uma titulação nova cuja responsabilidade na organização do exame é dividida entre o World Institute of Pain (WIP) e World Academy of Pain Medicine Ultrasonography (WAPMU).
Em 05 de dezembro em Miami, no Miami Anatomical Research Center (MARC), prestei o exame composto por 100 questões de múltipla escolha, realização de três procedimentos demonstrativos e discussão de dois casos clínicos. Em 27 de dezembro recebi a grata resposta da aprovação.
Agora já somos dois brasileiros com esta certificação. O primeiro certificado foi meu amigo Thiago Nouer, aprovado em exame realizado na linda cidade de Maastricht, Holanda, em julho de 2015.
Na verdade, esse resultado foi fruto de um ano de trabalho. Em 2015 estive em Atlanta duas vezes, Miami duas vezes, Nashville, Budapeste e Pretória, em workshops relacionados ao ultrassom no manejo da dor.
Agora, posso ornamentar a parede de meu consultório com esses dois títulos: FIPP (bloqueios guiados predominantemente por raio-X) e CIPS.
Ainda não defini minha meta profissional para 2016. Mas certamente o ultrassom estará nos planos. E você, já definiu sua meta para este ano?
LINKS INTERESSANTES
Website WIP de exames FIPP e CIPS