Carlos Alcaraz: onde esta o segredo desse jovem tenista?

A final de tênis do US Open 2022 teve como finalistas dois jovens e candidatos ao estrelato para os próximos anos: o norueguês Casper Ruud de 23 anos e o espanhol Carlos Alcaraz de apenas 19 anos.

Foi um jogo de altíssimo nível e ao fim prevaleceu o talento de Alcaraz que se mostrou estar muito próximo ao nível dos “Big Three”, Federer, Nadal e Djokovic. Vale lembrar que no Master de Madrid/22 ele derrotou Nadal e Djoko. Com o resultado de ontem, Alcaraz se tornou tornou número 1 do mundo.

E porque estamos falando sobre isso? No passado, avaliávamos o quão inteligente uma pessoa era pelo teste de QI ( coeficiente de inteligência). Mas apenas ser inteligente não basta mais. Essa nova visão foi publicada após as pesquisas de Daniel Goleman, PhD, onde ele prega o quão importante são outras habilidades como a resiliência, empatia, atitude positiva, trabalhar em equipe, suportar pressão, suportar crítica, flexibilidade e adaptabilidade.

Carlos Alcaraz, campeão do US Open 2022

Os jogadores de tênis que chegam ao nível dos top 100 certamente não alcançam tal ranking somente com talento natural para o jogo, preparação física perfeita e entrega em quadra mas porque desenvolveram ao longo da jornada esses “soft skills” mencionados acima.

Aos pais e avós, cabem orientar e trabalhar essa novas habilidades nos mais jovens. Essas são habilidades que podem ser desenvolvidas e que farão muita diferença na vida deles em um mundo tão sem fronteiras. Habilidades fundamentais que cunhou o sucesso de Alcaraz e de todos nós que desejamos estar um passo adiante.

Compartilhe: