Humanização da Medicina – Carinho, afeto e respeito por todos os meus pacientes.

 

Olá, queridos amigos! Meu nome é Charles Oliveira sou médico anestesiologista e médico intervencionista de dor. Hoje a gente vai falar de um tema bastante importante, que é a humanização do atendimento. Temos uma crescente da telemedicina, algo que está chegando e, para muitas especialidades, vai ser um marco dentro da medicina.

Você que mora longe, em outro estado, que mora no Pará, por exemplo, com pouco acesso a muitos especialistas… seu primeiro atendimento poderá vir a ser a telemedicina. Obviamente que o atendimento presencial ele sempre é fundamental em algum momento da consulta. Mas como quebrar uma dúvida, resolver um problema inicial, pode ser um contato muito importante, principalmente para as pessoas que estão muito distantes de um bom atendimento médico.

Agora, uma coisa que a telemedicina não vai substituir nunca, ou que tem que fazer parte, é a humanização. O olho no olho, o contato físico… talvez não mais o aperto de mão, mas um olhar muito sincero: isto é inegociável. Uma coisa que eu sempre coloco nas minhas consultas e que aprendi com um professor do exterior, o Dr. Gabor Racz, um senhor que é referência no mundo da medicina da dor, hoje já com seus 80 anos, mas ainda lúcido e produtivo. Ele me ensinou uma coisa: “Charles, sempre faça um mama teste”. Sabe o que é um mama teste? Não está publicado. Mas é isso mesmo: o que você faria para a sua mãe?

Tenho certeza que todos queremos fazer o melhor para cada uma de nossas mães. E é isso o que eu faço. Aprendi com o Dr. Gabor Racz. Para cada paciente, enxergue-o como se fosse sua própria mãe e assim você vai fazer a melhor escolha do melhor procedimento e o mais simples possível. É isso que a gente faz. Nunca deixamos de fazer isso: sempre olhar o mais simples e o mais fácil para cada um de nossos pacientes

Se este vídeo foi importante para você, compartilhe! Compartilhe com a sua mãe que ela vai ficar feliz. Mais informações? Visite nosso blog Mundo Sem Dor ou Charles Oliveira. Se tem alguma dúvida, envie para nós.

Acompanhe o Mundo sem Dor: https://mundosemdor.com.br/
Me siga no Instagram: https://www.instagram.com/mundosemdordrcharles/

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos