AS 3 CLASSES DE DOR DE CABEÇA

Parte II – Continuação de “Entenda melhor sua dor de cabeça”

De acordo com a classificação da Sociedade Internacional de Cefaléias, os grupos de dores de cabeça podem ser divididos em 3 classes.

1. Cefaléias primárias

São as dores de cabeça recorrentes sem lesão cerebral:

– Migrânea (enxaqueca)
– Cefaléia Tipo Tensional (CTT)
– Dor de Cabeça Episódica (ou em Salvas) e outras Cefalgias trigêmeas

Outras Dores de Cabeça Primárias
As dores de cabeça primárias podem ter um efeito negativo sobre a qualidade de vida de um indivíduo. Algumas pessoas têm dores de cabeça ocasionais, que logo vão embora, enquanto outras têm cefalgias debilitantes. Embora estas últimas não ameacem a saúde, podem estar associadas com sintomas que as assemelham a derrames ou hemorragia intercerebral.

Crianças também têm dor de cabeça

Como o paciente pode ajudar no diagnóstico

É necessário observar o histórico das dores de cabeça, inclusive, se for o caso, manter um diário da sua dor de cabeça porque as informações sobre a duração e freqüência das crises constituem dados que seu médico pode usar para chegar a um diagnóstico.

2. Cefaléias secundárias

Quando as dores de cabeça são conseqüência de lesões, doenças, ou outras alterações, são consideradas cefaléias secundárias. Entre as causas de cefaléias secundárias estão as sinusites agudas, infecções sistêmicas ou do sistema nervoso, tumores, problemas cervicais, e muitas outras.

– Dor de Cabeça por trauma sofrido na cabeça e/ou no pescoço (cefaléia cervicogênica)
– Dor de Cabeça por condição cranial ou cervical vascular
– Dor de Cabeça por condição intracranial não-vascular
– Dor de Cabeça por uso de medicamentos ou por abstenção delas
– Dor de Cabeça por infecção
– Dor de Cabeça por alteração da homeostase (resumidamente, o equilíbrio mantido pela regulação do ambiente interno do corpo)
– Dor de Cabeça ou dor na face oriunda de doenças do crânio, pescoço, olhos, ouvidos, nariz, sinuses, dentes, boca, ou outras estruturas faciais ou craniais
– Dor de Cabeça por transtorno psiquiátrico (a pessoa que está deprimida pode sofrer de dores de cabeça e as dores de cabeça também podem deixar uma pessoa deprimida)

3. Outras Cefaléias

– Nevralgias Craniais e dores de cabeça ocasionadas pelas causas centrais da dor facial (cefaléia facial)

Outra dor de cabeça, neuralgia cranial, central ou dor facial primária

A dor de cabeça diária e crônica não é um diagnóstico e é preciso que sua causa seja identificada. Sempre devem ser levados em consideração:

• a existência de abuso de analgésicos antes de se considerar um diagnóstico de Cefaléia Tensional Crônica;
  • os sinais de alerta, pois, devem servir para determinar a necessidade de uma investigação mais detalhada para excluir a possibilidade do paciente possuir uma das condições sérias causadoras das dores de cabeça secundária.

O tratamento e controle eficaz da dor de cabeça dependem de um diagnóstico correto, da escolha certa dos medicamentos, e boa empatia entre médico e paciente.

Nova especialidade

O Controle da Dor de Cabeça surge como uma nova área, e caminha para se tornar uma sub-especialidade. Os Centros de Dor com suas abordagens sinérgicas podem ajudar o paciente no controle ou alívio das dores de cabeça.

Não deixe de ler Parte III desta série sobre a dor de cabeça: DOR DE CABEÇA QUE NÃO RESPONDE AO TRATAMENTO – QUAIS AS OPÇÕES INTERVENCIONISTAS?