Aconteceu na Páscoa…

Eu e Maurício “Piauí” fomos para Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, passar o feriado prolongado no sítio do Zé Raul. Nós três graduamos em medicina juntos em 1993 e já se vão 21 anos! Famílias reunidas, no sábado, o Zé Raul pediu-me para examinar Neto, seu sobrinho, que tinha se acidentado descendo um morro de bicicleta em alta velocidade.

Reuniao da turma da faculdade
Esq. à dir. Neto, Maurício, Charles, José Raul

Enquanto eu examinava o Neto, Maurício seguia prosa com Zé Raul:

– Zé, este esporte que o Neto pratica se chama Damon Hill, né!?

– Isto mesmo Maurício, Damon Hill.

Cai na gargalhada e comentei:

– Pessoal, Damon Hill foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1996. damon_hillVocês não querem dizer down hill?

Ambos aceitaram a gozação que seguiu por toda tarde.

Dia seguinte, o Zé Raul me convidou para uma trilha de bicicleta e eu, apesar de estar há mais de 4 anos sem pedalar, não pensei duas vezes antes do sim.

Caminho São Tiago de Compostela…”uphill”!

Tenho alguma vivência com bicicletas.Uma delas foi no ano 2000, quando percorri  870 km do Caminho de Santiago de Compostela.

Então propus:

-Zé, façamos assim: volta pequena e com o Maurício seguindo a gente com um carro de apoio.

Ajustes feitos, peguei uma bicicleta emprestada do Zé e partimos. Passados 5 km, fui me sentindo confiante e cada vez mais à vontade. O Zé ia ditando o ritmo e orientando as marchas que eu deveria colocar. Aos 11 km assumi a dianteira por alguns metros até que …. boooommm! Passei por uma vala não muito profunda e fui ao solo.  Estávamos a 30 km/h. Minha cabeça chocou contra a terra quebrando o capacete. A camisa rasgou na altura do ombro direito. Além do susto enorme, somente escoriações de pele. Fizemos então uma oração agradecendo a Deus pelo livramento de algo mais grave.

O capacete quebrado!
O capacete quebrado.
MSD_mauricio_joseraul_charles
Maurício, José Raul e Charles pós aventura “Damon Hill”…quer dizer downhill!

Mais tarde, refeitos do susto, o Zé pronunciou:

– Charles, down hill contigo, só se colocar rodinhas na bicicleta e contratar uma ambulância de resgate para a retaguarda!

Já o Maurício:

– Charlie Brown, o Damon Hill (riu) e você chorou. E te dou agora dois diagnósticos diferenciais para essas dores que você esta sentindo: dor facetária cervical ou Síndrome do Chicote.

Para finalizar, entre todos esportes, o ciclismo estatisticamente é aquele que mais causa mortes. Equipamentos de proteção como luvas, óculos e capacete são fundamentais. Andar com ao menos um companheiro, além de mais divertido, auxilia nesses momentos inesperados.

Zé Raul e Maurício, vocês foram meus anjos da guarda! Vamos marcar a próxima?

 

Compartilhe:

Nosso últimos conteúdos