Quando ainda jovem estudante de medicina, dizia a meu pai que desejava participar de um trabalho social na África. E ele me dizia: por que ir a África se há tantas pessoas aqui que necessitam de ajuda?
Ainda hoje continua sendo verdade o que ele me disse ainda na década de 90. Ontem estive em São Paulo e me impactou ver a quantidade de pessoas vivendo nas ruas, em barracas debaixo de árvores.
O fato é que me inspirei no professor Alexandre Silva, que faz um trabalho magnífico em comunidades do Rio de Janeiro. Junto a amigos médicos da área de tratamento de dores crônicas, iniciaremos nossa primeira missão social marcada para maio próximo na cidade de João Pessoa. Estaremos em 12 voluntários das áreas médica e enfermagem para trabalhar para pessoas necessitadas que serão previamente triadas pelo nosso coordenador local, Dr. Humberto.
A proposta é atender pacientes que não têm acesso a planos de saúde e que poderão ter acesso a procedimentos de alto custo com o patrocínio de materiais realizados por empresas parceiras.
Antes mesmo de iniciarmos esta nossa primeira ação social, já agendamos a segunda expedição que será em Vitória-ES, no segundo semestre de 2022.
Esperamos que esse movimento perdure por muito tempo, frutifique, ganhe corpo e que conte cada dia com mais voluntários. Como ouvimos de muitos: se cada um fizer um pouquinho, poderemos sonhar com um mundo melhor.