A lepra causa dor?

A lepra é uma doença que atinge milhares de pessoas no mundo, sendo India o primeiro, e Brasil segundo em incidência global.

A proposta desta aula  em New York foi chamar atenção para esta doença na conferência realizada pelas sociedades de dor de New York e New Jersey.

A informação que eu trouxe foi alertar sobre a importância do ultrassom no diagnóstico mais precoce da lepra e outras patologias que acometem os nervos periféricos.

Nos dois últimos anos fiz o diagnóstico de hanseníase em 4 pacientes com  hanseníase ( lepra) utilizando o ultrassom, sendo a dor o motivo primário de suas consultas comigo. Este aprendizado tive ao atuar em regiões do Brasil onde há maior incidência da Hanseníaase, como no estado de Tocantins, onde temos a clínica Singular em Porto Nacional.

A bactéria que causa a lepra, Micobacterium leprae, tem preferência por nervos de localização mais superficial de braços e pernas em regiões mais frias do corpo. Por tal razão. os nervos mais acometidos são o ulnar, mediano, sural e tibial.

O diagnóstico precoce é importante porque ao estabelecer um tratamento precoce, interrompe-se a transmissão da mesma.

A Hanseníase ainda hoje provoca aversão nas pessoas, provavelmente devido as passagens bíblicas onde quem recebia este diagnóstico estava literalmente aguardando a morte e sofrendo mutilações corporais.

A mensagem importante é que a lepra tem cura, com recuperação plena, desde que o tratamento seja realizado corretamente e de forma precoce.

New York New Jersey Symposium, 2022