Proximidade entre a liderança da sociedade e associados é assunto recorrente entre participantes da SOBRAMID
Esta é uma marca desta Sobramid, algo muito presente também na sociedade que modelou sua fundação, o Instituto Mundial da Dor (WIP).
Surpreende a muitos como uma sociedade nova e ainda pequena consegue trazer 11 convidados internacionais para um evento no Brasil. Isto se deve à franquia pessoal de sua diretoria, a qual consegue sensibilizar tais convidados a dividir aqui a experiência laboral que adquiriram em seus respectivos países.
Nos períodos pré e pós congresso pude desfrutar de momentos oportunos com alguns desses convidados. Um desses foi dividir a sala cirúrgica com meu primeiro tutor no campo da medicina intervencionista da dor Dr. Luís Alfonso Moreno, este radicado em Barcelona há mais de 30 anos, para a realização de um implante de uma bomba de infusão de fármacos, no Centro Medico de Campinas.
Já o segundo foi receber juntamente com meu fellow Dr. Vitto Bruce, o Dr. Jamil Sabit, médico intervencionista paquistanês e diretor do Lahore Pain Management Center, em Divinópolis-MG, cidade onde residem meus familiares e onde faço atendimentos mensais.
No Hospital São Judas Tadeu, Dr. Sabit acompanhou procedimentos de peridural caudal, epidurograma, bloqueio do músculo piriforme e bloqueios dos nervos geniculares (do joelho), deixando como ponto alto do intercâmbio, a excelente elaboração de seu raciocínio clínico.
Esta aproximação da prática entre renomados intervencionistas foi facilitada pela nova conexão Campinas x Divinópolis da Azul Linhas Aéreas. No retorno a Campinas, ainda reencontrei amigos da minha cidade natal!
De volta ao Singular, com Dr. Alex Fuentes da Bolívia, que esticou sua estada depois do congresso para acompanhar os trabalhos em nosso serviço de dor.