No ano 2002 fiz um bate e volta a Suiça para um congresso de radiofrequência pulsada, uma tecnologia utilizada no tratamento de dores, inventada pelo Dr. Menno Sluijter e organizador de tal congresso. Uma viagem curta de 5 dias entre ida e volta.
Fomos eu e meu sócio Fabrício Assis.
Neste evento o Dr. Sluijter celebrou 70 anos e estávamos lá na festa, ainda bem jovens.
Dali surgiu uma relação respeitosa com o Dr. Sluijter e com sua filha Fleur Sluijter.
Em 2004, o Dr. Sluijter esteve pela primeira vez no Brasil quando organizamos no Hospital Life Center,na cidade de Belo Horizonte, um curso dedicado a radiofrequencia pulsada. Lembro-me do tema que apresentei: radiofrequencia pulsada no gânglio da raiz dorsal de L2 para dor discogênica. Cabe recordar que a primeira radiofrequência pulsada do Brasil foi realizada por Fabrício Assis, Guilherme Ciaco e Charles Oliveira, em 7 de setembro de 2001, na cidade de Mogi Mirim-SP.
Em 2022, o Dr. Menno Sluijter faleceu com 90 anos.
A importância do Dr. Menno Sluijter no mundo da dor é inquestionável deixando um grande legado para medicina intervencionista da dor.
Nesta semana tivemos o prazer de reencontrar aqui em Campinas, sua filha Fleur Sluijter, a qual não a víamos desde o evento de Belo Horizonte. Esteve aqui para falar sobre a radiofrequencia transcutânea, razão das últimas publicações do Dr. Menno Sluijter.