Atividade física ajuda a controlar as dores da fibromialgia
Os exercícios, especialmente os aeróbicos, são recomendados no tratamento da fibromialgia (FM). Qualquer exercício aeróbico de baixo impacto proporciona os benefícios do relaxamento e do fortalecimento muscular que podem ajudar no alívio da dor.
Isto contribui para a redução da dor e, em menor grau, a melhora da qualidade do sono. A caminhada, natação, dança, hidroginástica, yoga e tai chi chuan, são atividades físicas que não causam grandes impactos nos ossos e articulações.
A caminhada diária por 30 minutos a 1 hora, feita em passo normal, traz ganhos nítidos. Quando realizada no mínimo 3 vezes por semana, sua eficácia é ainda mais evidente, o que aumenta a possibilidade do paciente continuar a aderir ao tratamento por mais tempo. Em alguns casos, pode ser o único tratamento necessário.
Fora isso, a atividade física estimula a liberação de endorfinas, que têm efeito analgésico sobre as dores. Esta neuroquímica funciona como antidepressivo e proporciona uma sensação geral de bem-estar e de maior controle sobre a própria dor.
O paciente deve aumentar gradativamente a intensidade dos exercícios para não se cansar. Planejar a sua execução, descobrir e respeitar o próprio limite, são elementos fundamentais quando se inicia uma atividade física. Quanto mais alongados e fortalecidos os músculos, menor a sobrecarga sobre os ossos e articulações, e consequentemente, maior o alívio da dor.
exercício aeróbico sentado
Enfim, a atividade física faz parte do plano de tratamento dos fibromiálgicos. Vamos começar a enfrentar as dores?!
Atualizado em 28/05/2015