Atualizada em 12/04/2017
Prevenção é o melhor remédio
Quem trabalha sentado, na mesma posição diante do computador por horas a fio, postura desalinhada, cabeça tombada para frente, olhos fixos na tela, com o passar do tempo, acaba sofrendo os efeitos desta posição incorreta.
Alterações na postura são inevitáveis com o desalinhamento prolongado e o resultado disso são dores, presentes o tempo todo, afetando a saúde e a produtividade.
Queixas comuns são dor no pescoço, ardência entre os ombros, dor lombar, dores de cabeça, problemas digestivos, dificuldade para respirar, vista cansada…e mais uma longa lista.
Mas, o fim de semana chega, as dores diminuem e pronto… às vezes a pessoa nem se lembra mais dos sintomas inconvenientes, não fica mais preocupada e na segunda-feira tudo começa outra vez.
Os anos passam e a conta chega: doenças degenerativas, hérnia cervical, dor no pescoço, dor lombar, dor no braço e na mão…
Lembrem-se, não basta corrigir a postura correta frente ao computador. Ao longo do dia é preciso fazer pausas de 5 a 10 minutos, levantar para esticar as pernas e caminhar um pouco, alongar os dedos, mãos, braços, tronco e pernas.
Se não der para alongar em pé, faça-o sentado mesmo e não se esqueça de respirar fundo –melhora a circulação, relaxa os músculos e aumenta a quantidade de oxigênio levado até eles. Veja alguns exercícios que pode fazer.
Quando você mantém uma postura correta ao computador, você reduz a demanda física sobre os músculos, tendões e ossos e afasta o risco de desenvolver desordens como LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Quanto mais vezes levanta para movimentar-se, mais oxigênio para os tecidos, mais movimentação de vários grupos musculares e menos risco de ficar viciado em uma postura errada. Vamos prevenir!